Correlações entre variáveis aleatórias: Julio Plaza e Nelson Leirner

Curadoria Inês Raphaelian

30.03.2019 - 27.04.2019
Sala 1 / Rua Jerônimo da Veiga, 131 Itaim bibi - São Paulo

Abertura: 

30 de Março, sábado, das 11h às 16h

Período expositivo: 

de 30 de Março até 27 de Abril de 2019


Horário de funcionamento: 

segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h / sábado, das 11h às 16h

A Galeria Marília Razuk inaugura no dia 30 de março a exposição “Correlações entre variáveis aleatórias: Julio Plaza e Nelson Leirner". Apresentando um conjunto de 15 obras, a curadora Inês Raphaelian arrisca estabelecer correlações aleatórias entre o pensamento crítico dos dois artistas. Julio Plaza e Nelson Leirner são dois grandes nomes da arte brasileira e formaram uma grande parcela dos artistas e curadores da 'Geração 1980', em São Paulo. 


Em destaque, a instalação “As Meninas ou Os Meninos” de Julio Plaza, realizada em 1977 na galeria Global, e agora adaptada ao espaço da Galeria Marília Razuk, faz referência direta a obra de Velazquez de 1656 que abre a discussão sobre o espaço pictórico, o observador e o observado, onde o artista apresenta com maestria a complexidade do tema em um jogo de imagens fotográficas. 


Nelson Leirner apropria-se de obras clássicas e personagens da pop|mass culture com inteligência e atitude irônica, trazendo assuntos recorrentes do mercado e o status quo da arte com as colagens de adesivos de personagens infantis sobre o catálogo da Sotheby's ou sobre Mapas Mundi tradicionais. 


A curadoria traz ainda obras inéditas ao público, cedida de coleção particular, três pinturas dos "neo hexagramas" do 'I Ching Change' de Julio Plaza, referente ao livro do artista de mesmo nome.

 

Informações para a Imprensa:

AnaLu Araujo - producao@galeriamariliarazuk.com.br