Fabricio Lopez

Pintura Salobra

07.06.2019 - 27.07.2019
Sala 1 / Rua Jerônimo da Veiga, 131 São Paulo

Abertura: 

06 de Junho, quinta-feira, das 19h às 22h

Período expositivo: 

de 07 de Junho até 27 de Julho de 2019


Horário de funcionamento: 

segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h / sábado, das 11h às 16h

Fabricio Lopez apresenta “PINTURA SALOBRA”, sua terceira exposição individual na Galeria Marilia Razuk, composta por 10 pinturas em nanquim sobre papel e um álbum de gravuras com tiragem de 10 exemplares.


A exposição é resultado da residência artística realizada em julho de 2018 às margens do Rio Paraguai, no Pantanal sul matogrossense, através da parceria entre o Acaia Pantanal, a Fazenda Santa Tereza e a Galeria Marilia Razuk.


As pinturas, produzidas na paisagem pantaneira, foram expostas ao tempo, aos insetos e aos animais curiosos que aproximavam-se do papel estendido para verificar, chafurdar e morder o branco refletido no solo, por vezes instalado junto aos pássaros na água, ou no pasto próximo à carcaças de bezerros devorados por onças.


O embate com a paisagem cria um ambiente que favorece respeitosamente o equilíbrio desse ecossistema entre a natureza hostil e as atividades de pesca e gado do homem pantaneiro. O papel encharcado de água dos charcos misturado ao nanquim, permanecia estendido noite e dia, aguardando o lento secar das poças escuras que refletiam a exuberância dos bandos de pássaros, capturavam a lama e seus insetos infinitos e, ao mesmo tempo, traduziam em tons de cinza a luz gradiente multicolor que anunciava o fim do dia.


O álbum de gravuras tem tiragem de 10 exemplares numerados, contendo 20 xilogravuras inéditas de 30 x 38 cm, e foi produzido em parceria com a designer Luciana Facchini.


O resultado desta parceria marca o apoio à Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, através da doação de 20% das vendas para a instituição. 


Saiba mais:

https://www.institutohomempantaneiro.org.br/rpcsa