Bisso / Ausência Do Negro

Fabricio Lopez

01 de agosto a 25 de agosto
Sala 1 / Rua Jerônimo da Veiga, 131b Sao Paulo

Abertura: 

31 de julho, das 19h às 23h


Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h

Sábado, das 12h às 17h.

Alinhado a tradições brasileiras da gravura, o artista plástico brasileiro Fabrício Lopez apresenta sua produção recente e inédita na mostra Bisso - ausência do negro, em cartaz a partir do dia 31 de julho na Galeria Marília Razuk. A exposição reúne xilogravuras em grande formato, característica recorrente no trabalho do artista, e uma série de desenhos a carvão.


Fabricio Lopez, que em Santos, nasceu no bairro de Valongo, um dos centros de distribuição cafeeira do País no início do século XX. Já retratados pelo artista, barcos e casarões abandonados no local revelam a forte influência do lugar em seu trabalho. As obras da atual coleção são fruto de uma série de relações entre o entorno do seu antigo ateliê na região, desenhos de observação e fotos.

 

A palavra “bisso”, escolhida pontualmente pelo artista para compor o título que dá nome à exposição, desvenda um sentido poético por trás do significado literal do termo: “bisso” é o nome dado ao feixe de filamentos que os moluscos utilizam-se para fixarem-se nas rochas, uma secreção que produz o “cabelo” negro saindo da concha possibilitando que não sejam levados pela maré.   

 

“Bisso” representa aqui um desejo de permanência e enraizamento, afirma Lopez, que encontrou nessa palavra, tirada de um livro de biologia, o sentido que perpassa a produção de imagens em seu ateliê, e evoca, poeticamente, o som pelo qual seus pais o chamavam quando criança.

 

A mostra traz nove xilogravuras em grande formato, sendo duas delas impressas a partir de matrizes perdidas e cinco desenhos a carvão. Os desenhos a carvão voltam a figurar em suas criações, porém agora com mais expressividade.

 

SERVIÇO

Fabricio Lopez

Bisso - ausência do negro - Xilogravuras e desenhos

Galeria Marilia Razuk - Sala 1

Rua Jerônimo da Veiga, 131b Sao Paulo