Fabricio Lopez

YAMATÃMA o antitrauma

27.07.2016 - 27.08.2016
Sala 1 / Rua Jerônimo da Veiga 131, Itaim Bibi - São Paulo

Abertura:

27 de julho de 2016, quarta-feira, 19 - 23h

Horário de Funcionamento:

de segunda a sexta, das 10h30 às 19h e sábado das 11h às 16h 

Exposição Yamatãma - o antitrauma de FabricioLopez

 

A Galeria Marilia Razuk apresenta a partir de 27 de julho a exposição Yamatãma – o antitrauma de Fabricio Lopez. Esta mostra reúne trabalhos inéditos e recentes do artista, incluindo cinco xilogravuras em grande formato, duas matrizes pintadas e uma série de desenhos à nanquim sobre acetato.


O título Yamatãma, neologismo criado pela filha do artista, é uma evocação a cura, uma palavra profética e misteriosa com poderes específicos. A palavra foi apropriada dos desenhos dela e utilizada pela sonoridade que evoca, nomeando uma série de trabalhos inéditos. 


Em sua segunda individual na galeria, Fabricio recria fragmentos de paisagens, frutos de  situações pessoais vividas nos últimos três anos. Sua produção atual revela o interesse crescente pelo caráter pictórico das imagens produzidas em xilogravura onde o papel impresso e a matriz desdobram-se em peças autônomas e únicas


Ao explorar o repertório de matrizes em diversas impressões, diante de um uso quase indiscriminado da cor, a madeira gravada adquire um sentido próprio, determinando um esgotamento de sua função e passando a servir como novo plano para uma possível pintura. Conjuga cor e o próprio desenho gravado na superfície da matéria, unindo resquícios de impressões em aplicações direta de tinta com o rolo de borracha.


Já as imagens impressas surgem sem um programa de impressão pré-estabelecido fazendo com que a ordenação das diversas informações vindas de matrizes seja laboriosa:do desenho à transferência para madeira, a gravação e posteriormente a impressão. A cor atua como elemento narrativo e combinatório entre os planos.


Da forma como trabalha, aliando a grande escala ao gesto alargado do corte da madeira, Fabricio dá a xilogravura - uma das mais antigas linguagens artísticas- uma nova perspectiva.

 

Sobre a artista

Fabricio Lopez vive e trabalha em Santos e São Paulo. Mestre em poéticas visuais pelaECA – USP sob orientação de Claudio Mubarac, é membro fundador da AssociaçãoCultural Jatobá – AJA e do Ateliê Espaço Coringa, que entre 1998 e 2009 produziu ações coletivas como: exposições, publicações, vídeos, aulas, intercâmbios e residências artísticas.


Participou de diversas exposições coletivas dentre elas: Clube de Gravura: 30 anos – Museu de Arte Moderna de São Paulo, Uma Coleção Particular – Arte Contemporânea no Acervo da Pinacoteca – Pinacoteca do Estado de São Paulo, Gravure Extreme – Europália, Trilhas do Desejo – Rumos Itaú Cultural, X Bienal de Santos (1°prêmio), Novas Gravuras – Cité Internationale des Arts / Paris – FR, XIIIBienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira – Portugal e Arte Contemporânea no Acervo Municipal – Centro Cultural S. Paulo. Participou doEncontro Panamericano de Xilogravura em Trois Riviérès, no Canadá, de residência como artista convidado do Atelier Engramme na cidade do Québec e no CRAC (Centro de Residências para Artistas Contemporâneos) em Valparaíso no Chile como prêmio do Programa Itaú Cultural.


Realizou exposições individuais no Sesc Carmo, São Paulo, Centro Universitário Maria Antonia, na Estação Pinacoteca – SP e no Centro Cultural São Paulo, integra os acervos públicos da Pinacoteca Municipal e do Estado de São Paulo, Casa do Olhar – Santo André, Secretaria Municipal de Cultura de Santos e do Ministério dasRelações Exteriores com o 1° prêmio para obras em papel do programa de aquisições do Itamaraty.

  

Serviço

Yamatãma - o antitrauma

Abertura:  27 de julho, quarta-feira, das 19h às 23h

Período expositivo: de 27 de julho à 27 de agosto de 2016.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h / sábado das 11h às 16h.

Galeria Marília Razuk

Rua Jerônimo da Veiga, 131 – ItaimBibi – São Paulo

Tel: 55 11 3079-0853

Imprensa - Marcela Canadas - producao@galeriamariliarazuk.com.br