José Bechara

Voadoras

11.06.2016 - 20.07.2016
Sala 1 e Sala 2 / Rua Jerônimo da Veiga, 131 e 62, Itaim Bibi, São Paulo

Abertura:

11.06.2016, das 11h - 16hs


Horário de Funcionamento:

de segunda a sexta, das 10h30 às 19h e sábado das 11h às 16h 

Exposição Voadoras – José Bechara  


A Galeria Marilia Razuk apresenta a partir de 11 de junho a exposição Voadoras de José Bechara. Nesta mostra o artista apresenta cerca de 20 obras inéditas entre pinturas em vidros planos e oxidação de metais sobre lona e lona usada de caminhão. Estes dois conjuntos em diferentes materiais e distribuídos em salas distintas da galeria, procuram estabelecer convergências poéticas entre si.  


A utilização de vidros nos trabalhos é recente. Iniciando suas investigações plásticas com o material em 2010, a partir de 2013 Bechara apresenta novas experimentações onde incorpora outros elementos e novos procedimentos nesta mostra. Nesta mostra espera-se que o conjunto expositivo revele, entre outras coisas, a relação do artista com o espaço, oscilando entre um virtual e outro real, na medida em que implicam no reordenamento do espaço arquitetônico. É importante notar que interessa ao artista situar seus trabalhos entre gêneros. O que se vê é, portanto, ora experiência pictórica, ora experiência escultórica. 


As pinturas em oxidações de emulsões metálicas sobre lonas usadas de caminhão inserem-se, por sua vez, em investigações de mais de duas décadas. Todavia, com a introdução de uma nova paleta, esses trabalhos não somente exteriorizam o resultado de longa pesquisa mas trazem novas relações com o tempo próprio da pintura, tempo este que insiste em abrir novas e arriscadas frestas para o trabalho por vir.


Sobre a artista

José Bechara (Rio de Janeiro, 1957) iniciou sua produção no final dos anos 80, e atua desde então no campo da pintura. Desenvolve sua linguagem na utilização diversificada de métodos e materiais, permitindo novas experiências no campo pictórico. No lugar da tela branca, utiliza lonas marcadas por mercadorias, estradas, acidentes e práticas de um universo bem distante do tradicional ofício de pintor. No lugar de pigmentos de cor e pincéis, é a matéria ferruginosa corroída pelo tempo que cria seus efeitos cromáticos. Nos últimos anos vem realizando obras escultóricas, intervenções e fotografias, tendo a questão da casa e suas diversas implicações como objeto de trabalho. 


Serviço

Voadoras – José Bechara

Abertura: 11 de junho, sábado, das 11h às 16h

Período expositivo: de 11 de junho à 20 de julho de 2016.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h 

sábado das 11h às 16h. 


Imprensa - Marcela Canadas - producao@galeriamariliarazuk.com.br