Memória Fotográfica

Lucia Mindlin Loeb

10.05.2014 - 30.06.2014
Sala 2 / R. Jerônimo da Veiga, 62

Abertura:

10 de maio, 2014


Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h

Sábado, das 12h às 17h.

Os universos bibliográfico e fotográfico se entrelaçam na primeira individual que a fotógrafa Lucia Loeb prepara para a Galeria Marilia Razuk, com dois trabalhos que refletem a fotografia e seu suporte, ultrapassando o conceito da foto impressa e restaurando o foco nos efeitos da luz. Eles também discutem a memória, uma vez que a foto e o livro são objetos de registro, trazendo à tona a questão do efêmero e da transformação.


Em uma das obras, intitulada Memória Fotográfica, a artista pretende inserir o espectador dentro de um dos livros que criou, preenchendo o espaço da galeria com as suas imagens e projeções. O livro vira câmera e a galeria vira livro nessa instalação proposta em cima do seu livro Memória Fotográfica. Nesse livro-câmera escura, uma das capas tem um furo com uma lente, na outra uma janela com um vidro despolido, entre as duas, as páginas, recortadas, para que a luz passe, e forme a imagem no vidro.


A imagem tão efêmera quanto permanente, só existe no livro fechado, apontado para a luz, mas permanece enquanto memória. Impressa nas páginas há uma outra imagem; de raios de sol projetados em uma parede ao passarem pela copa de uma árvore. Reproduzindo o fenômeno ótico que possibilita a fotografia. E reproduzindo o próprio livro a que pertence. São essas as imagens reproduzidas nas paredes da galeria.


Os trabalhos expostos discutem a questão da fotografia e de seu suporte, ultrapassando o conceito da foto impressa e restaurando o foco nos efeitos da luz. Discutem também a memória, na medida em que o livro e a própria foto, são objetos de registro, mas também na medida em que têm como assunto o efêmero e a transformação.


A mostra abrirá no dia 10 de maio, na sala 2. (R. Jerônimo da Veiga, 62).


LUCIA MINDLIN LOEB (1973, São Paulo, SP) A fotografia é seu objeto de trabalho desde 1991. É graduada em desenho gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes, São Paulo. Ingressa no programa de mestrado em artes visuais da ECA, USP. Participou da 1ª BienalInternacional de Fotografia de Curitiba (1996) e da 2ª Bienal Internacional deFotografia de Tóquio, Japão (1997). Expôs no Centro Cultural São Paulo (1997), Funarte/Rio de Janeiro (2000), Galeria Vermelho e Itaú Cultural, São Paulo(2010), Museu Lasar Segall, São Paulo, SP (2011), Centro Universitário da USP, MariaAntônia, São Paulo SP (2011/2012), Astrup Fearnley Museet, Oslo, Noruega (2013).Em 2012 ela foi indicada ao Prêmio PIPA.