Vanderlei Lopes

Transitorio

2014

Transitorio, Exposição Individual de Vanderlei Lopes

O trabalho de Vanderlei Lopes é focado numa contínua busca de análises das transformações da matéria que existem nos eventos cotidianos que afetam nosso entorno.

Desta forma, utilizando elementos como o ouro, o chumbo e o bronze, muito tradicionais na história da arte, o artista recria situações onde a água muda de estado, o que se refere às infinitas possibilidades de movimento, contradizendo assim a rigidez dos materiais nobres utilizados, com o intuito de captar momentos especiais envolvidos.

Seus desenhos, muitos dos quais são realizados com álcool, caracterizam-se por uma fragilidade formal as quais suas composições seguem falando e explorando os fluxos naturais que existem nas mudanças da matéria, envolvendo o tempo como uma varíavel decisiva.

Transitorio é a primeira mostra individual deste jovem artista brasileiro na Colombia. As quatro peças que compõem falam justamente das mudanças de estado e acidentes do dia a dia que, condensados nestas esculturas e desenhos nos permitem descobrir novamente a beleza do cotidiano e a importancia destas mudanças, extrapolados à vida humana validam a idéia de transformação do tempo para adquirir um proceso evolutivo.

Galeria Nueveotchenta