ArPa 2022: Feira de Arte do Pacaembú

1 - 5 Junho 2022 

A Galeria Marília Razuk está presente em duas áreas desta primeira edição da feira ArPa: em estande, no Setor Principal do Pavilhão Pacembu, e na plataforma Arte em Campo, na área externa do Estádio, que este ano tem curadoria de Catarina Duncan.

 

No estande, a galeria apresenta uma seleção de trabalhos recentes de quatro artistas representados: Alexandre Wagner, José Carlos Garcia, Maria Laet e Rodrigo Bueno. O conjunto compõe-se de pinturas, tridimensionais e fotografias, que, de maneiras bastante variadas, reportam a imagens da natureza.

 

Nas pinturas de Alexandre Wagner, sugestões de paisagem formam no movimento ambíguo de decomposição e construção de vistas (ou reminiscências, ou visões), quase em efeito caleidoscópico, em que é difícil reconhecer o que é céu, terra, ar, água, ou partes de um animal. Já as esculturas de José Carlos Garcia hibridizam as materialidades e as formas do mundo natural (da madeira, dos animais, das frutas), mas com postura intelectual que resulta de interesses pela religiosidade e do conhecimento dos campos da arte, do design e da ornamentação.

 

Os trabalhos de Maria Laet apresentados na ArPa materializam os espaços e os tempos entre ações diretas que a artista realiza na natureza e a apresentação pública dessas mesmas experiências, por meio articulação entre linguagens artísticas diferentes. Rodrigo Bueno, por sua vez, em suas redomas e pinturas, sintetiza micro-ecossistemas com materiais que seleciona e recolhe por onde anda, investindo-os sempre de referências a um universo holístico, de consciência social, identidade étnica e espiritualidade.

 

Para a exposição intitulada “Na rua, no meio do redemoinho", a curadora Catarina Duncan escolheu trabalhos de Ana Dias Batista e Mabe Bethônico, a serem apresentados na entrada do Estádio do Pacaembu. Ana Dias Baptista apresenta, ainda, na mesma área, um projeto concebido com o artista João Loureiro, em especial para o contexto da feira, de produção e venda de esculturas em melancias com a forma de cérebros. O título do trabalho: Economia doméstica – Miolos.