Intro

Nasceu no Rio de Janeiro em 1982.

Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

 

Maria Laet é formada pela Camberwell College of Art, onde concluiu o mestrado em 2008.  Realizou residência artística na Schloß Balmoral (Bad Ems, Alemanha, 2009), no Carpe Diem Arte e Pesquisa (Lisboa, 2010) e na Residency Unlimited

(Nova York, 2014). 

 

Seu trabalho envolve o decurso de uma ação ou de um movimento, dinamismos sutis realizados com recursos simples. As ações consistem num encontro, intercâmbio delicado entre dois intervenientes, como por exemplo: uma pessoa e uma pedra em equilíbrio, duas pessoas colocadas frente a frente, soprando sobre uma gota de tinta, uma pessoa interagindo com um balão de gás hélio. Os movimentos são originados por processos naturais, como a força da gravidade, o sopro, o vento, o correr da água, ou pela energia dirigida do gesto humano, influenciando objetos susceptíveis. Os vestígios das ações ou movimentos são deixados em materiais impermanentes, como areia, e registrados em fotografia e vídeo, ou em materiais tradicionais de desenho, como tinta sobre papel.

 

Mostrou seu trabalho individualmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Lisboa, Milão e Nova York.   Dentre as suas exposições coletivas estão: como a 33a Bienal de São Paulo: Afinidades Afetivas (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, 2018); Cosmogonies, au Gré des Éléments (MAMAC, Nice, 2018); Video Art in Latin America (LAXART, Los Angeles, 2017); La Vie Aquatique (Musée Régional d’Art Contemporain, Occitanie/ Méditerranée, França, 2017); The Valise (The Museum of Modern Art, Nova York, 2017); Tangentes (MSK, Gent, Bélgica, 2015); Encruzilhada (Parque Lage, Rio de Janeiro, 2015); Rumors of the Meteore (49 Nord 6 est – Frac Lorraine, Metz, França, 2014); Everydayness (Wyspa Institute of Art, Gdansk, Polônia,2014); From the Margin to the Edge (Somerset House, Londres, 2012); 18th Biennale of Sydney: All Our Relations (2012); Convite à Viagem (Rumos Itaú Cultural, São Paulo, 2012); e O Lugar da Linha (Museu de Arte Contemporânea de Niterói e Paço das Artes em São Paulo, 2010). 

 

Sua obra integra coleções do  MAM, Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro; Museu de Arte Contemporânea de Niterói; 49 Nord 6 est – Frac Lorraine, Metz, França; MSK, Gent, Bélgica; AGI Verona, Itália; Colección Patricia Phelps de Cisneros; e MoMA, Nova York.

Obras
Exposições
Notícias
CV

Rio de Janeiro, 1982

Vive e trabalha no Rio de Janeiro / Lives and works in Rio de Janeiro

 

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS/ SOLO SHOWS


2023
Esse ofício de rabiscar sobre as coisas do tempo, exige que prestemos alguma atenção a natureza (CDA). Galeria A Gentil Carioca SP, Brasil. Texto da Ana Rocha

 

2022

Sustentação e Abismo, curadoria José Augusto Ribeiro, Acervo Aberto Galeria Marilia Razuk, São Paulo

 

2019

Quase um nada, Galeria 3+1, Lisboa, Portugal (em breve)

Sobrecéu, Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro, Brasil (em breve)

A medida do fôlego, Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil (em breve)

Quase um nada, OTIUM #4, curadoria (curated by) Nathalie Ergino. IAC - Institut of contemporary art - Villeurbanne, Rhône-Alpes, France 

Solo ArtRio, Galeria Marilia Razuk, Marina da Glória, Rio de Janeiro, Brasil


2018

Poro, curadoria (curated by) Bernardo José de Sousa, Galeria Marilia Razuk, São Paulo

Poro, curadoria (curated by) Bernardo José de Sousa, Galeria A Gentil Carioca, São Paulo


2016

Com a Pele, MDM Gallery, Paris, France


2014

Situação de Água, curadoria (curated by) Luisa Duarte - Galeria Marilia Razuk, São Paulo

Pedra Vão, curadoria (curated by) Michael Asbury - Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro 


2013

La Voix/Voie des choses, MDM Gallery, Paris

pela superfície’, 3+1 Gallery, Lisbon, Portugal

 

2012

O que vive é espresso, curadoria (curated by) Frederico Coelho, Galeria A Gentil Carioca Lá, Rio de Janeiro, Brasil

 

2010 

Gesto Mínimo, curadoria de (curated by) Federica Bueti, Galeria Riccardo Crespi, Milano, Italy

Desenhos de Ar, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, Brasil

Eu fiz o nada aparecer, A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil

 

EXPOSIÇÕES COLETIVAS/ GROUP SHOWS

 

2024

A Confissão, o diário, o Retrato. Curadoria Ademar Britto, Galeria Marilia Razuk, São Paulo

Lugar de estar: o legado de Burle Marx – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Curadoria Beatriz Lemos, Isabela Ono e Pablo Lafuente

 

2023

Chosen Memories: Contemporary Latin American Art from the Patricia Phelps de Cisneros Gift and Beyond, Curadoria (Curated by) Inés Katzenstein, Julia Detchon. The Museum of Modern Art, New York

 

2023

Um teto todo seu, curadoria Juliana Asmir e Juliana Arruga, Galeria Marilia Razuk, São Paulo, Brasil

 

2022

37. Panorama da Arte Brasileira, Sob as cinzas, brasa. Curadoria (Curated by) Claudinei Roberto da Silva, Vanessa Davidson, Cristiana Tejo & Cauê Alves, MAM - SP, São Paulo

Selon notre regard. Curadoria (Curated by) Liberty Adrien, Trafó Art Center, Budapest

Pelas Frestas, Curadoria (Curated by) Claudia Calirman & Gisela Gueiros. Art Preview and Galeria Marilia Razuk, São Paulo.

Espelho Labirinto (Sérgio Carvalho collection), Curadoria (Curated by) Vicente de Mello and Aldones Nino. CCBB Brasilia.

 

2021

Panta Rei, Curadoria (Curated by) Marina Dacci. Anna Marra Gallery, Roma.

Bum bum Paticumbum Prugurundum, A Gentil Carioca, São Paulo

4x5.4 – Corpo, Curadoria (Curated by) Douglas de Freitas. Galeria Marilia Razuk, São Paulo.

Mirror, on line show at Vortic/ A Gentil Carioca, Rio de Janeiro

An(Other) Storyteller, Curadoria (Curated by) Periferia Projects - online show at Vortic

 

2020

Ao ar, livre, território Brasileiro. Curadoria (Curated by) Tiago de Abreu Pinto

Lost in Translation, Galeria A Gentil Carioca, Brasil. Exposição virtual.

MIRA, ArtRio, Rio de Janeiro, Brasil. Curadoria (Curated by) Victor Gorgulho

Conversation Pieces, Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro, Brasil

 

2019

Otium #4, Institut d`Art Contemporaine, Villeurbaine/ Rhône Alpes, França

Ficaremos bem (?), curadoria (curated by) Fernando Motta e Mariana Lorenzi, Galeria Marília Razuk, São Paulo, Brasil

Cut-Out. LMKA Gallery, New York, USA

I Remember Earth, curadoria (Curated by) Beatrice Josse. Magasin des Horizons, Grenoble, França.

XXI: Desenho e afinidades, curadoria (curated by) Fátima Lambert, Fundação Eugênio de Almeida, Évora, Portugal

Bauhaus: Utopia in Crisis, curadoria (curated by) Professor Daniel Sturgis, Camberwell Space, Camberwell College of Arts, London, UK (em breve)

Tecer mundos, curadoria (curated by) Daniela Name. SESC Quitandinha, Petrópolis, Brasil

Da linha, o fio, curadoria (curated by) Shannon Botelho. Espaço Cultural BNDES, Rio de Janeiro, Brasil

Matters of Concern, La Verrière, curadoria (curated by) Guillaume Désanges. Fundacion D’entreprise Hermès, Brussels, Belgium 

Apuntes para un tiempo geológico. curadoria (curated by) Virginia Torrente Galeria Ángeles Baños, Badajoz, Spain 

Play-list 2, Galeria Martine Aboucaya, Paris, France

Correspondance, autour de Jacques Roubaud, Galeria Martine Aboucaya, Paris, France

 

2018   

33a. Bienal Internacional de São Paulo: Afinidades Afetivas, Curadoria (Curated by) Gabriel Pérez-Barreiro, São Paulo, Brasil

Cosmogonies, au gré des éléments, Curadoria (Curated by) Hélène Guenin MAMAC, Nice, França. 

L’invitation aux musées/ Magasin des horizons, Curadoria (Curated by) Béatrice Josse. Centre Nacional de la Dance, França. 

Monumental/ A arte delas, Marina da Glória, Curadoria (curated by) Marc Pottier, Rio de Janeiro. 

Mulheres na coleção MAR, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro

Elas, Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro

 

2017   

Video Art in Latin America, curadoria (curated by) Glenn Phillips e Elena Shtromberg, LAXART, Los Angeles, USA

Temps Variables et autres horizons, Galeria da Escola Superior de Artes de Lorraine, Metz, France

La Vie Aquatique, curadoria (curated by) Sandra Patron, Musée regional d’art contemporain, Occitanie/ Méditerranée, França

Imaginaires d’un monde tranquille, curadoria (curated by) Caroline Bissière, Jean-Paul Blanchet e Eglantine Bélêtre. Centre d’art contemporain, Meymac, França

Circularidade Vã, curadoria (curated by) Guilherme Marcondes, João Paulo Quintella e assistência de Ana Bourdagohe,Z42 Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil

A Invenção da Praia: cassino, curadoria (curated by) Paula Alzugaray, Antigo Cassino da Urca, Instituto Europeo di Design, Rio de Janeiro, Brasil

Sobre a Terra, curadoria (curated by) Bernardo Mosqueira, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil

MA, curadoria (curated by) Luisa Duarte, Galeria Luciana Caravello, Rio de Janeiro, Brasil

Constelar, curadoria (curated by) Marcelo Campos, Instituto Pró-Saber, Rio de Janeiro, Brasil

 

2016    

Pequenos Formatos: Dimensão e Escala, Cidade das Artes, Rio de Janeiro, Brasil

Indelével, curadoria (curated by) Luisa Duarte, Clube Jacaranda, Vila Aymoré, Rio de Janeiro, Brasil

Hiato, curadoria (curated by) Luisa Duarte, SIM Galeria, Curitiba, Brasil

 

2015

Moving Image NY, Waterfront New York Tunnel, New York, USA

Lines of Tangency, curadoria (curated by) Catherine de Zegher, Museum of Fine Arts, Ghent, Belgium            

Atributos do Silêncio, curadoria (curated by) Felipe Scovino, Galeria Bergamin & Gomide, São Paulo, Brasil

Encruzilhada, curadoria (curated by)Bernardo Mosqueira, Rio de Janeiro, Brasil

 

2014

Rumors of the Meteore, curadoria (curated by) Beatrice Josse , Frac Lorraine, Metz, França

Everydayness, curadoria (curated by) Beatrice Josse e Aneta Szylank, Wyspa Institute of Art, Gdansk, Poland. 

Jaro 3, Curadoria (curated by) Caroline Taylor, Rooster Gallery em associação com Residency Unlimited, Nova York. 

A Invenção da Praia, Curadoria (curated by) Paula Alzugaray, Paço das Artes, São Paulo, Brasil

 

2013 

Brutalidade Jardim, curadoria (curated by) Kiki Mazzucchelli, Galeria Marilia Razuk, São Paulo

Lugar comum, curadoria de (curated by) Marcelo Campos, SESC Quitandinha, Petrópolis,Brasil

Correspondências, exposição em homenagem ao centenário de Tomie Ohtake, curadoria Agnaldo Farias e Paulo Miyada, Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, RJ

 

2012

PIESP – Programa Independente da Escola São Paulo, curated by (curadoria de) Adriano Pedrosa e (and) Luiza Proença, Instituto Cervantes, São Paulo, Brasil

...(chamo silêncio à linguagem-que-já-não-é-orgão-de-nada)..., curadoria (curated by) Fátima Lambert, Quase Galeria – Espaçot, Porto, Portugal

From the Margin to the Edge, curadoria (curated by) Rafael Cardoso, Somerset House, London, England

18th Biennale of Sydney: all our relations, curadoria (curated by) Catherine de Zegher and Gerals McMaster Art Gallery NSW and MCA, Sydney, Australia

Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, curadoria (curated by) Agnaldo Farias, Ana Maria Maia, Felipe Scovino, Gabriela Motta, Paulo Piyada, Alejandra Muñoz, Carlos Franzoi, Júlio Martins,Luiza Proença, Marcelo Campos, Matias Monteiro, Sanzia Pineiro and Vânia Leal, São Paulo, Brasil

 

2010

‘Chez Toi – Exposition Éphémère N.1’, curadoria (curated by) Maria do Mar Guinle, Paris, France

Silêncio, curadoria (curated by) Paula Braga, Galeria Zipper, São Paulo, Brasil

O lugar da linha, curadoria (curated by) Felipe Scovino, Museu de Arte Contemporâneo, Niterói, Brasil

O lugar da linha, curadoria (curated by) Felipe Scovino, Paço das Artes, São Paulo, Brasil Natura e Destino, Galeria Riccardo Crespi, Milano, Italy

 

2009

TrAIN to Bad Ems, curadoria (curated by) Danièle Perrier, Galeria Nord, Berlin, Germany 2008

O Contrato do Desenhista, curadoria (curated by) Paulo Reis, Plataforma Revolver, Lison, Portugal

Little Things, The Parlour Project Space Gallery, London, England
Reflect refract, curadoria (curated by) Lucía Pizzani, Rich Gallery, London, England 

Realidades Imposibles, Fototeca Juan Malpica Mimendi, Vera Cruz, Mexico

MA Theory and Practice of Transnational Art, curadoria (curated by) Michael Asbury, House Galery, London, England

Paper Trail: 15 Brazilian Artists, curadoria (curated by) Maria do Mar Guinle, Allsopp Contemporary, London, England

 

2007

Upstaging Nature, Lookoutpost in collaboration with London Wildlife Trust, Sydenham Hill Wood, London, England

Novas Aquisições 2006/2007, Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil

 

BIENAIS

2022

37º Panorama da Arte Brasileira – Sob as cinzas, brasa. MAM SP. Curadoria de Claudinei Roberto da Silva, Vanessa Davidson, Cristiana Tejo e Cauê Alves

2018

33a Bienal de São Paulo: Afinidades Afetivas, São Paulo, Brasil. Curadoria Gabriel Pérez- Barreiro

2012

18th Biennale of Sydney: all our relations, Art Gallery NSW and MCA, Sydney, Austrália. Curadoria Catherine de Zegher and Gerald McMaster

 

PRÊMIOS E RESIDÊNCIAS ARTISTICAS / AWARDS AND SCHOLARSHIPS

2014

Residency Unlimited, Nova York

2011/12

Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, São Paulo, Brasil

2010

Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisbon, Portugal2009 Schloß Balmoral, Bad Ems, Germany

2009   

Schloß Balmoral,Bad Ems, Germany

2010, 2011, 2012, 2016 - Indicada ao Prêmio PIPA, Rio de Janeiro

COLEÇÕES PÚBLICAS / PUBLIC COLLECTIONS

MAM, Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro, Brasil

MAC, Niterói, Brasil
49 Nord 6 est – Frac Lorraine, Metz, France
MSK, Ghent, Belgium

MoMA, New York
Colección Patricia Phelps de Cisneros
AGI, Verona, Italy
Maria Cristina Masaveu Peterson Foundation, Madrid, Spain

Figueiredo Ferraz Institute, São Paulo, Brasil
Special Collections, The Getty Research Institute
Rare Books and Special Collection, Princeton University
The Bienecke Rare Book and Manuscript Library, Yale University

Ivorypress Artist’s Books Collection, Madrid, Spain

Uría Menéndez Collection, Spain
MAR, Rio de Janeiro

 

PUBLICAÇÕES

 

2018 Poro, Editora Cobogó, 84 pages, 29 x 21 cm, works from 2018 to 2005. Texto Frederico Coelho

 

2017 The Valise  é  um projeto do Conselho da Biblioteca do Museu de Arte Moderna de Nova York, MoMA, que reúne sete artistas Sul Americanos – Johanna Calle, Matías Duville, Maria Laet, Mateo López, Nicolás Paris, Rosângela Rennó, Christian Vinck Henriquez e o escritor argentino César Aria. The Valise apresenta uma seleção de trabalhos que respondem a ideia de viagem, projetados para caberem numa espécie de mala de mão, desenvolvida especialmente para o projeto. Os trabalhos incluem impressões originais, mapas, livros de artistas, envelopes de correspondência aérea, brinquedos de origami, cartazes, uma gravação de áudio e uma escultura de vidro, todos refletindo a afinidade comum entre os artistas pela geografia, literatura de viagem, e o fazer do livro. — The Valise was edited and produced for The Museum of Modern Art’s Library Concil by May Castleberry, Editor, Contemporary Editions, the Library Council. Leslie Miller, at The Grenfell Press, New York, and Mark Tomlinson, in Easthampton, Massachusetts, contributed to all aspects od the design and production. João Sánchez printed the 180 woodblock monoprints by Maria Laet at Estídio Baren, Rio de Janeiro. The entries on this brochure were written y May Castleberry and Elizabeth Zuba.

 

2011 Colaboração com a revista Lado7, primeiro número, Editora 7Letras, editor Jorge Viveiros de Castro.

Textos selecionados