Intro

Campinas, SP, 1971.

 

O trabalho de Ana Calzavara desenvolve-se através de diferentes meios como a pintura, gravura, fotografia e mais recentemente, o vídeo. Embora expressões distintas,  elas propõem um diálogo entre si, e, não raro, resultam em obras híbridas. Essa característica de estados liminares, do ‘estar entre’, pode ser pensada não só pelo uso que faz das diferentes linguagens em seus trabalhos, mas também pelas resoluções formais e seu próprio eixo conceitual – a variedade em como aborda a paisagem revela um espaço que está sempre prestes a se desfazer e, mesmo quando há a presença ou o diálogo de outros meios como a fotografia, o que vemos, na verdade, é um processo de dissolução do referente.

 

Isso pode se dar de formas distintas, como no enquadramento que abstrai a paisagem, no tratamento dos planos que se embaralham, na ambiguidade do que é cheio e vazio, do dentro e do fora, na imagem apresentada pelo negativo fotográfico, na sequência manca, nas ausências, nos fragmentos, nas repetições, nas narrativas que não se completam. A paisagem, para Ana Calzavara, é espelho de estados contemporâneos, daquilo que é incerteza; é justamente o desmanchar compulsivo dos conceitos fixos, pois, dissolver o espaço é admitir que todas as coisas, mesmo as mais concretas, sólidas, se dissolvem na fluidez das relações sociais.

 

A escolha por meios expressivos como a pintura, o desenho e a gravura, e meios como a fotografia e o vídeo, expõe também sua preocupação em compreender as relações e tensões que possam emergir entre aquilo que é da ordem do fazer manual, corpóreo e físico, e aquilo que é de natureza mecânica, virtual e digital.

 

Tudo isso na tentativa de construir imagens com as quais o espectador seja instado a aguçar sua percepção e a prolongar sua experiência visual. Imagens persistentes, que se recusam a aderir a um pensamento imediatista, num desejo latente de conferir um pouco de espessura a um presente tantas vezes estilhaçado.

 

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (1992), pós-graduada (Pintura) pela Byam Shaw School of Art, Londres (1998), mestre e doutora em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (2012),  vem realizando exposições no Brasil e no exterior, como as individuais na Casa da América Latina, Brasíia, DF (2018); no Museu da Imagem e do Som, São Paulo, SP (2006); na Casa da Dona Yayá, São Paulo, SP (2006) e no Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP (2000).

 

Também participou de mostras coletivas como Xilo: Corpo e Paisagem no SESC Pinheiros, São Paulo, SP (2019); 4 artistas paulistas, Instituto Moreira Salles, Poços de Caldas, MG (2019); Zureta - International Contemporary Printed Art Exhibition and Symposium, Tóquio, Japão (2018); Ser, habitar e imaginar, Concrete Space, Miami; VIII Premio Arte Laguna, no Arsenale de Veneza, Itália (2014); 8th Biennale internationale d’estampe contemporaine de Trois-Rivière, Canadá (2013); PRINTED, no Pratt Institute, Nova Iorque, EUA (2008); L’art roman vu du Brésil, Anzy-le-Duc, França (2006); National Printing Exhibition, Londres, Reino Unido (1998), entre outras.

 

Suas obras integram coleções como as do Museu do Douro, Portugal; Museu da Universidade de Tókio, Japão; Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS); Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS); Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR); Museu de Arte Contemporânea de Santo André, SP; Universidade de São Paulo (USP) e do Museu Olho Latino, Atibaia, SP.

 

Em 2017, lança o livro Ana Calzavara – entremeios, uma publicação que reúne 20 anos de sua produção, entre pinturas, gravuras e fotografias, pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).

 

Obras
Exposições
Notícias
CV

1971, São Paulo, Brasil 

Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo

 

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS / SOLO SHOW

 

 2023                

Quiçaça. Multiplo Espaço Arte. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

2022

Além do Horizonte, Galeria Marilia Razuk, São Paulo, Brasil

Perguntar não amansa o coração. OÁ. Vitória, ES, Brasil

 

2020               

Lusco-Fusco (exposição virtual). Galeria Millan. São Paulo, Brasil.

 

2018               

Teima. Casa da América Latina. Brasíia, DF.

 

2017

Mais um passo e se desfaz. Galeria Virgílio. São Paulo, Brasil.

 

2014               

Pequenos erros sem importância. Galeria Gravura Brasileira, São Paulo, Brasil.

 

2012               

O vento sopra onde quer. Galeria Gravura Brasileira, São Paulo, Brasil.

 

2009               

Distâncias.  Galeria Gravura Brasileira, São Paulo, Brasil.

Através – Pinturas. AAMAM (Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna de São Paulo). São Paulo, Brasil.

 

2006              

Frestas – Fotografias. Museu da Imagem e do Som (MIS), São Paulo, Brasil.

Frestas – Fotografias e pinturas – Centro Cultural Casa de Dona Yayá, São Paulo, Brasil.

Visões Urbanas – Fotografias. Galeria da Livraria Cultura, Brasília, DF, Brasil.

 

2001             

Mostra Anual dos Selecionados, Fotografia – Centro Cultural São Paulo, Brasil.

 

EXPOSIÇÕES COLETIVAS SELECIONADAS / SELECTED GROUP SHOS

 

2023

Um teto todo seu, Galeria Marilia Razuk, São Paulo, Brasil     
Colóquio Visual. Multiplo Espaço Arte. Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
 

2022

Cada olhar um pensamento . Múltiplo Espaço Arte. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Detalhes. Múltiplo Espaço Arte. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Passagens. Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Curated by Reinaldo Botelho. Praça IV Centenário, S/N - Centro - Santo André, SP. 

 

2021        

O real resiste – gravuras do projeto O real resiste. Múltiplo Espaço Arte. Rio de

Janeiro, RJ, Brasil.

Otra feria (virtual exhibition). Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Miami e

Peru. Por (by) Diego Trulls.

 

2020        

Utopias e distopias atmosféricas (exposição virtual).  Uncool Project. Brasil/EUA.

SP-ARTE (exposição virtual). São Paulo, Brasil.

O real resiste – Intervenção urbana. 30 artistas/120 cartazes espalhados pelos muros

do RJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Proximidades desiguais. Pavão Cultural. Campinas, SP, Brasil.

 

2019        

As solid as fog. Lazy Susan Gallery. NYC, USA.

Hues. Bird, Willimsburg, NY, USA.

Arte Invisível. Galeria Oswald de Andrade. São Paulo, SP, Brasil.

Xilo: Corpo e Paisagem. SESC Guarulhos. São Paulo, SP, Brasil.

4 artistas paulistas. IMS Poços de Caldas, MG, Brasil.

Arte Londrina7. Londrina, PR.

Em suspensão. Galeria Virgílio, São Brasil.Paulo.SP, Brasil.

               

2018

Ser, habitar e imaginar. Concrete Space. Miami. Curadoria (curated by) Adriana

Herrera.

Zureta. International Contemporary Printed Art Exhibition and Symposium.Bratislava

Zurique (Suiça). Worclaw (Polônia).  Melbourne (Austrália).

Baixa; Ana Calzavara, Celina Yamauchi, Márcia Cymbalista e Marco Buti. Galeria Virgílio. SP, Brasil.

 

2017      

Zureta. International Contemporary Printed Art Exhibition and Symposium.Universidade de Tóquio. Japão. Xangai, China.

A repetição do que é impermanente. Universidade de Londrina. Brasil.

Portfólio #4. MAIS Galeria. SP, Brasil.

O ser é o espelho do ser. Casa de Tijolo. SP, Brasil.             

 

2016     

8th Douro Biennial – Portugal.

Br 2016. Galeria Virgílio, SP, Brasil.

Arte Londrina 4 – Londrina/PR. Brasil.

 

2015  

40o SARP Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto; R.Preto, SP.

2nd Global Print. Douro. Portugal.

37 48” S: Artists navigate Melbourne. Gravura Brasileira. SP. Brasil.

8 Feira Tijuana de Arte Impressa. Casa do Povo. São Paulo. Brasil.

 

2014           

65 Salão de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, PR, Brazil.

VIII Premio Arte Laguna . Venice, Italy.

Buy the Book. Central Booking Art Gallery. NY, USA.

45 Art Chapel Show. São Paulo, SP, Brazil.

Ateliê de Portas Abertas. AJA, São Paulo, SP, Brazil.

 

 2013      

45 Art Chapel Show. São Paulo,SP, Brasil.

Ateliê de Portas Abertas. AJA, São Paulo, SP, Brasil.

8th Biennale internationale d’estampe contemporaine de Trois-Rivière, Canadá.

SP Estampa. Galeria Gravura Brasileira..São Paulo, SP, Brasil.

SP Estampa. Ateliê A Pipa. São Paulo, SP, Brasil.

Gravando. Projeto 12x14. MAC-RS. Porto Alegre, RS, Brasil.

 

2012      

7th International Triennial of Graphic Work of Bitola. Macedônia.

Coletiva/Coletivos – Mostra de Gravuras. Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Ateliê do Porto e Galeria Theodoro Braga. Belém,PA..

Caixa Umburana e Circulação Gráfica. Galeria Parangolé. Espaço Cultural Renato Russo. Brasília.DF. Brasil.

Passato Immediato – influências.ascendência. presença italiana na arte brasileira. Galeria Marta Traba. Memorial da América Latina. São Paulo/SP, Brasil.

Pares Ímpares. Galeria Eto Coelho. Bauru/SP.

Diálogos – exposição de estampas. Galeria Gravura Brasileira. São Paulo/SP, Brasil.

43 Art Chapel Show. São Paulo,SP, Brasil.

 

2011       

I Bienal Internacional de Gravura de Santos. Santos, SP, Brasil.

V Bienal Latinoamericana  de Gravura . Museu Olho Latino – Atibaia, SP, Brasil.

SPEstampa. Galeria Gravura  Brasileira. São Paulo, SP, Brasil.        

SPArte – Feira de  Arte de São Paulo  - Pavilhão da Bienal, São Paulo, SP, Brasil.

Projeto Circulação Gráfica. Galeria Gravura Brasileira. São Paulo, SP, Brasil.

Grabados de Brasil – Ana Calzavara, Claudio Caropreso, Gilberto Tomé y Ulysses Bôscolo. Galeria Original Múltipla, Buenos Aires, Argentina.

Grabados de Brasil – Ana Calzavara, Claudio Caropreso, Gilberto Tomé y Ulysses Bôscolo. .I Encuentro Nacional de Grabadores  de Santa Rosa.  Santa Rosa da La Pampa, Patagônia, Argentina.

Latino  Impresa 2011.  Munt – domus grafik.  Tucumán, Argentina.

Feira Parte. São Paulo, SP, Brasil.

 

2010   

SPArte – Feira de  Arte de São Paulo  - Pavilhão da Bienal, São Paulo, SP, Brasil.

Caminos del Grabado – Brasil, Francia e Venezuela. Embaixada da França, Caracas, Venezuela.

Jardins e delícias – pequenos formatos no acervo da Galeria. Galeria Mezanino, São Paulo/SP. 

Impressões – gravadores brasileiros e franceses. Mostra oficial do Ano da França no Brasil. Galeria Gravura Brasileira, São Paulo,SP.

Graphias. Se assim somos que assim sejamos. Galeria Marta Traba, Memorial da América Latina. São Paulo, SP.

Connexions/Conexões. Produção gráfica de artistas franceses e brasileiros. Projeto Lambe-Lambe. SESC  Pompéia, São Paulo,SP.

Imagens – visões da memória. MuNA. Universidade Federal de Uberlância, MG.

 

2008   

Made in Brazil – small prints and drawings. Goloborotkos’studio. Nova York, EUA.

PRINTED  (2008 Print Week of New York). Pratt Institute, Brooklyn, Nova York, EUA.

MARP Museu de Arte de Ribeirão Preto, R. Preto, SP.

32o SARP Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto; R.Preto, SP.

ACERVO VIVO.  Salão de Arte Contemporânea de Santo André Luiz Sacillotto. Paço Municipal de Santo André, SP.

 

2007   

Ut pictura diversitas   Galeria Marta Traba, Memorial da América Latina, São Paulo, SP.

32o SARP Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto; R.Preto, SP.

Mostra 2007   Espaço Cultural Alphaville; São Paulo/SP.    

 

2006    

L’art roman vu du Brésil – A Arte Românica vista do Brasil;  Igreja de Anzy-le-Duc,

França

Mário Gruber e a metafísica dos planos.  Galeria Marta Traba - Memorial da

América Latina. São Paulo, SP (cartazes do Projeto Lambe-Lambe).          

 

2005    

A Grande Linha – SESC Pompéia, São Paulo/SP.

Mostra “FOME ZERO – BIOFACH”, Nürberg, Alemanha.

17o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, Praia Grande, SP.

Projeto Lambe-Lambe – mostra paralela à III Bienal de Gravura de Santo André, Santo André, SP.

 

2004     

Jovens Talentos - Art Chapel Show / Wesley Duke Lee ; SP.

Mostra de artistas – Ateliê Espaço Coringa, São Paulo/SP.

5o Salão de Arte do Sesc do Amapá- Amapá/AP.

16o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, Praia Grande/SP.

Projeto  La Collecte  - Konschthaus 'BEIM ENGEL', Luxemburgo.      
En Tangsogade 4 Udstilling, Dinamarca.        
Galeria Gravura Brasileira; São Paulo, Brasil.

 

2003     

Projeto Lambe-Lambe – gravuras itinerantes pela cidade de São Paulo.

Projeto  La Collecte – Atelier Presse Papier, Trois-Rivière, Canadá.

 

2002  

Ação na Pagú- trabalho desenvolvido em conjunto com os ateliês Piratininga e

Coringa; Santos/SP.

Salão de Artes Visuais de Vinhedo/ SP.

26o Salão de Artes Plásticas do Paraná, Paraná.

 

2001     

Três Olhares sobre a Gravura – Centro de Convivência – Campinas/ SP.   

 

2000     

Plough Art Centre, Canterbury University College, Reino Unido.

 

1999     

Mostra Rio Gravura, Rio de Janeiro, RJ.        

27° Salão de Arte Contemporânea de Santo André, St. André, SP.

 

1998     

National Printing Exhibition  - The Mall Galleries, Londres.

Gone – Concourse Gallery, Londres.

Formations – Lauderdale House, Londres.

Post Graduate Final Show – Byam Shaw School of Art, Londres.

 

1997    

Trienal Internacional de Gravura de Cracóvia, Intergrafia 97, Polônia.

           Gravuras do Piratininga / IEA -  Universidade de Lodz, Universidade Católica de

Lublin, Universidade de Varsóvia Polônia.

 

1996    

53º Salão de Arte Contemporânea do Paraná.

XXI SARP Museu de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP.

 

1993

Impressões - Instituto de Artes, Universidade de Campinas, SP.

 

 

PRÊMIOS E RESIDÊNCIAS ARTISTICAS / AWARDS AND SCHOLARSHIPS

 

2021  

Bogliasco Foundation – Bogliasco, Liguria, Itália (adiada para 2022).

Residência Serra do Amolar, Pantanal, MS, Brasil (adiada para 2022).

 

2018-2016      

Bolsa CAPES – projeto pós-doutoramento  A imagem persistente e a contemporaneidade.

 

2011       

Prêmio Especial  (Aquisição)  -  Gravura. – 5ª Bienal Latinoamericana de Gravura Olho Latino. Atibaia, SP, Brasil.

 

2008        

Bolsa CAPES – projeto de doutoramento Entremeios.

 

2005         

Artista mapeada pelo programa Rumos  Itaú Cultural Artes Visuais.

 

1999        

Prêmio Aquisição - Pintura - 27° Salão de Arte Contemporânea de Santo André.

 

1998-6   

Bolsa CAPES – Pós-Graduação em Pintura – Byam Shaw School of Art, Londres.

 

1996        

Premio Aquisição - Referência Especial – Gravura - 53° Salão de Arte Contemporânea do Paraná.

 

 

COLEÇÕES PÚBLICAS / PUBLIC COLLECTIONS

 

MAR - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Museu da Universidade de Tóquio, Japão

Museu do Douro, Portugal.

Museu da Imagem e do Som de São Paulo, SP, Brasil.

Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná , PR, Brasil.

Museu de Arte Contemporânea de Santo André,  SP, Brasil.

Universidade de São Paulo, SP, Brasil.

Museu Olho Latino, SP, Brasil.

 

BIBLIOGRAFIA

 

Ana Calzavara – entremeios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. Vol.23., 2017.

LOUYOT, Anne. Lugar, tempo, olhar – arte brasileira na França românica. São Paulo: Ateliê Editoral, 2009.

RUFINONI, Priscila R. A pintura como diversidade – entrevista com os pintores Ana Calzavara, Manoel Veiga, Bartolomeio Gelpi, Alexandre Alves e Ulysses Bôscolo. IN: VISUALIDADES – Revista do Programa de Mestrado em Cultura Visual. Vol. 7 n.2 Jul/Dez 2009.

VILLA, Danillo; Oliveira, Ronaldo A.. A experiência que avista. In: X Congresso Internacional CSO’2019. Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa e Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA). P.341-353.

 

PRÊMIOS E RESIDÊNCIAS ARTISTICAS / AWARDS AND SCHOLARSHIPS

 

2021 

Bogliasco Foundation – Bogliasco, Liguria, Itália. 

Residência Serra do Amolar – Pantanal, MS, Brasil. 

2018-2016      

Bolsa CAPES – projeto pós-doutoramento  A imagem persistente e a contemporaneidade. 

2011       

Prêmio Especial  (Aquisição)  -  Gravura. – 5ª Bienal Latinoamericana de Gravura Olho Latino. Atibaia, SP, Brasil.

2008        

Bolsa CAPES – projeto de doutoramento Entremeios.

2005         

Artista mapeada pelo programa Rumos  Itaú Cultural Artes Visuais.

1999        

Prêmio Aquisição - Pintura - 27° Salão de Arte Contemporânea de Santo André.

1998-6   

Bolsa CAPES – Pós-Graduação em Pintura – Byam Shaw School of Art, Londres.

1996        

Premio Aquisição - Referência Especial – Gravura - 53° Salão de Arte Contemporânea do Paraná.

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