DEBORA BOLSONI
Horário de Funcionamento:
de segunda a sexta,das 10h30 às 19h e sábado das 11h às 16h
Nesta exposição individual, Débora Bolsoni mostra dois trabalhos em que a arquitetura é o ponto de partida para a criação de esculturas que remetem a objetos pessoais.
Utilizando-se da sua vocação denotativa, já presente em outros trabalhos, a artista faz com que os fragmentos de construção fiquem de tal modo impregnados de um sujeito oculto que, às vezes, tem-se a sensação de que são elas, as esculturas, o próprio personagem.
No trabalho de chão intitulado ‘Leitura de praia’, o objeto central é construído com azulejo e cimento remete a um livro cujo conteúdo maciço, em cimento, é contido pela capa e contracapa de azulejo. A artista quer explorar as possíveis correspondências entre as artes gráficas de um determinado período e os revestimentos cerâmicos de então. Em ‘Leitura de praia’ a capa/azulejo destinada a revestir cozinhas na década de 80, traz uma paisagem gravada com garças e vegetação rasteira.
Na série de fotografias polaroides ‘Sapatinhos’, dois cubos revestidos de azulejos são registrados em 60 ambientes diferentes. Resultado de uma ação em que a artista percorreu as ruas centrais de 15 cidades do interior paulista, o que se vê é uma espécie de álbum de família considerando que os locais visitados, e registrados, guardam alguma familiaridade com os dois cubos visitantes.