CRISTÓBAL LEÓN, JOAQUIN COCIÑA E NILES ATTALAH: "LUCÍA" E "LUIS"
Horário de Funcionamento:
de segunda a sexta,das 10h30 às 19h e sábado das 11h às 16h
A Galeria Marília Razuk inaugura no, sábado, dia 17 de abril, às 11horas, as vídeo animações “Lucía”e “Luís”, dos chilenos Cristóbal León, Joaquín Cociña e Niles Attalah.
Estranhamento
No espaço do mezzanino da galeria são exibidas vídeo-animações chilenas. Apresentadas na 7ª. Bienal do Mercosul, dentro do núcleo Absurdo, as vídeo-animações “Lucía” e“Luís” (duração de 3’ 49’’ cada) revelam as tormentas por que passam as personagens que emprestam nome à obra, Lucía e Luís. Gravadas emstop-motion, as obras dos chilenos Cristóbal León, Joaquín Cociña eNiles Atallah revelam um impressionante trabalho de montagem em que atransformação das imagens é acompanhada por uma narração sussurrada das respectivas histórias. Estranha e assustadora, as obras convidam o espectador a mergulhar na atmosfera lúgubre, mesmo surreal, dos quartos em que a ação é ambientada.
Em 2008, os artistas receberam o prêmio Literatur werkstatt Berlin Prize no Zebra Poetry Film Festival,em Berlim, e o segundo lugar no Fairplay Film and Video Award Festival de Lugano, Suíça. No ano seguinte, foram premiados no Animated Dreams, Animation Film Festival de Tallinn, Estonia, no Fantoche InternationalAnimation Film Festival de Baden, Suíça, no FIBABC (1st Iberoamerican Festival of ABC) em Madri, e receberam menção especial do júri do 16th Valdivia International Film Festival, na cidade chilena de Valdivia
CristóbalLeon, Joaquín Cociña e Niles Atallah formam um coletivo de artistas.Participaram de mostras coletivas como Vídeo-instalações: Nocturno de Chile, Vídeo Art Show, no Museum of Virsual Arts, Santiago, Chile (2007); Lucía, Baires Contemporary Art Fair, Buenos Aires, Argentina (2007).