FELIPE COHEN: VIGÍLIA
Horário de Funcionamento:
de segunda a sexta, das 10h30 às 19h e sábado das 11h às 16h
Felipe Cohen apresenta em sua primeira individual na galeria Marília Razuk colagens sobre papel, uma vídeo instalação e objetos que exploram a idéia de combinar mais de uma imagem ou forma numa unidade figurativa, trabalhando no limite da abstração para figuração.
Já há algum tempo o trabalho de Felipe Cohen se desenvolve a partir da tensão dada pelo conflito de uma tradição da arte, principalmente da escultura, com formas contemporâneas de dispor o objeto. Essa tensão se dá basicamente por dois tipos de articulação:pelo contato de materiais nobres (mármore, granito, etc.), com materiais e objetos banais de uso cotidiano (caixa de papelão, copos descartáveis, sacola plástica,etc.); e pela atualização de um simbolismo tradicional, formalizado agora a partir também de uma articulação paradoxal em que elementos bastante distintos são obrigados a uma íntima convivência.
Símbolos como a cruz, o cálice e pinturas antigas como “O sonho de Constantino”, de Piero della Francesca, são revisitadas de forma a reinterpretar e atualizar os sentidos e problemas ali propostos. Segundo o artista essa articulação pretende criar um espaço de contaminação no qual tempos, materialidades e funções distintas evidenciem um momento presente pelo movimento dialético dessas oposições.
Felipe Cohen é artista formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Realizou exposições individuais em importantes centros culturais em São Paulo como Centro Cultural São Paulo e CentroUniversitário MariaAntonia. Em 2008/2009 participou do Rumos Artes Visuais, Itaú Cultural – São Paulo e foi artista selecionado pela Bolsa Iberê Camargo;em 2006participou da exposição Fiat Mostra Brasil e foi premiado. Já participou também de diversas exposições coletivas, dentre elas Young Brazilian Artists, na Galeria André Viana e no Porto em Portugal.