Deborah Engel : Voo

22 Março - 26 Abril 2025
Apresentação

ABERTURA

Sábado, 22 de Março de 2025, 11-16h

 

PERÍODO EXPOSITIVO

22 Março - 26 de Abril de 2025

 

TEXTO CURATORIAL

Camila Bechelany

 

SALA 1

Rua Jerônimo da Veiga, 131 - Itaim Bibi, São Paulo

 

HORÁRIO DE VISITAÇÃO

seg - sex, 10h30-19h / Sáb, 11h às 16h 

Tel: +55 11 3079-0853

 

Galeria Marilia Razuk apresenta exposição

Voo” de Deborah Engel

 

"Voo" é a primeira exposição individual da artista Deborah Engel na Galeria Marilia Razuk, e será inaugurada em 22 de março, das 11h às 16h. A artista propõe em sua pesquisa uma reinvenção da contemplação, tomando como interesse questões ligadas à fotografia expandida, à experimentação da perspectiva e do enquadramento, e ao cinetismo.

A mostra traz um conjunto de sete fotografias criadas com colagens que instigam e provocam o olhar do espectador, desafiando a percepção de profundidade e perspectiva. Ao lado das fotografias, a exposição conta com uma instalação composta por linhas que dialogam com o ponto de fuga presente nas imagens, criando uma continuidade entre os elementos bidimensionais e tridimensionais. Complementando o projeto, Engel apresenta dois desenhos e quatro esculturas, sendo duas de ferro e duas de madeira, todas explorando a questão do prisma e sugerindo uma quarta dimensão, propondo ao público a se perder no espaço e na vertigem.

Voo é um convite a uma nova orientação espacial, em que a artista propõe uma reflexão sobre a percepção, a mudança de ângulo, o olhar e o pensamento como forma de resistência. Por meio de suas obras, Deborah Engel nos convida a embarcar em uma experiência de orientação e desorientação visual, no qual o ponto de fuga, questão central de sua pesquisa, é explorado como uma ferramenta para evocar sensações de voo, de deslocamento, de transição. A experimentação com materiais e formas é um reflexo de sua busca constante por novas maneiras de olhar o mundo e se relacionar com ele, incentivando uma reinterpretação da realidade.

Nesta exposição, a artista apresenta um ambiente sensorial, em que onde a arte transcende a estética e se torna um convite para a reflexão interna. Ao reunir elementos de diferentes suportes e linguagens, como fotografia, escultura e instalação, Voo é uma experiência que sugere o olhar para além do óbvio e a questionar nossa perspectiva sobre o mundo. A cada obra, Deborah nos desafia a reconsiderar o que vemos e como vemos, reafirmando o poder da arte como ferramenta de resistência e transformação do olhar e do pensamento.

 

Voo conta com o texto curatorial de Camila Bechelany

 

Sobre a artista

Deborah Engel (Palo Alto, CA/ EUA, 1977). Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Em suas obras, a artista amplia a função da fotografia como mera captura da realidade, reafirmando o seu caráter provocativo e questionador na arte contemporânea. A artista produz relevos que, vistos frontalmente, não deixam de ser percebidos como um plano, mas ao serem acionados, promovem uma experiência tão poética quanto instintiva de apreensão do real, quase fílmica. Seus trabalhos convidam o olhar do espectador a "mergulhar" na tridimensionalidade da imagem, fazendo-o voltar à superfície, numa espécie de movimento respiratório contínuo. 

É formada em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP - SP) e em Psicologia pela Universidade Paulista. Tem Pós-Graduação em Arte e Filosofia pela PUC RJ. Também frequentou diversos cursos livres na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage (RJ), entre eles: “Dynamic Encounters”, com Charles Watson e “Arte e Filosofia”, com Ana Bella Geiger e Fernando Cocchiarale.