NATALIA CASTAÑEDA: PEDRAS ERRANTES
ABERTURA:
31.07.2014
NATALIA CASTAÑEDA
Em sua primeira exposição no Brasil, a artista colombiana Natalia Castañeda exibe um conjunto de desenhos, cada um expressando um movimento de água, esculturas de porcelana pintadas à mão e, ainda como prática de escultura em relação à sua pintura, uma série de cubos de madeira seccionadas que parecem flutuar pelo chão e pela parede conforme nos movemos no espaço de exposição.
Seus trabalhos expandem os limites entre o desenho e a pintura, aproximando-os da escultura, criando topografias que se revelam através de sua interação com o observador. Os padrões atmosféricos e impulsos gestuais retém a abordagem poética da habilidade artesanal. Proporciona uma visão de ambiente que restaura a conexão essencial e espiritual com a natureza.
Natalia Castañeda estudou na Ecole Nacional Superieur de Beaux-Arts, em Paris, França (2009), especializada em criação multimedia (2006) e formada pela Universidad de los Andes, em Bogotá (2004). Castañeda é professora associada na Universidad de los Andes e Universidad El Bosque, ambos em Bogotá. Seus trabalhos foram largamente exibidos na Colombia e participou da residencia artística CRAC, no Chile (2011) e residência BATISCAFO, em Cuba (2006)