MARINA WEFFORT: LUGAR DAS COISAS
Abertura
08.02.2014, sábado, 12h-17h
A partir de 8 de fevereiro a Galeria Marilia Razuk apresenta “Lugar das coisas”, segunda exposição individual de Marina Weffort na galeria, trazendo esculturas, objetos,fotografias e pinturas.
Para explorar o tema Natureza Morta, a artista se utiliza da pintura sobre tela e da apropriação de objetos e fotografias, criando arranjos inusitados que buscam refletir sobre a forma, a função e o lugar simbólico dos elementos escolhidos. A mostra se divide em objetos que expandem sua estrutura a partir de operações de fragmentação e movimento, e peças que, ao contrário, criam imagens condensadas, que sugerem repouso.
“Pintura em Elipse” é uma pintura em 12 partes dispostas em uma linha, uma do lado da outra,mas com um generoso espaçamento. Construída a partir de uma única pintura,dividida e reordenada, a obra gera uma composição que suscita dúvidas sobre a procedência de cada parte, propondo uma reconstrução mental da pintura que se perdeu.
Em “Lugar das Coisas”, a artista apresenta uma série de 12 imagens encontradas em sites de vendas de objetos usados. Abaixo de cada imagem, consta o nome do objeto conforme sua identificação no site. A apropriação evidencia,pelo tipo de composição e enquadramento escolhidos pelo autor das imagens, e vendedor dos objetos, a relação com o gênero da natureza morta na história da arte.
Marina Weffort nasceu em São Paulo, em 1978.Vive e trabalha em São Paulo.
Sua obra traduz conceitos de movimento e estaticidade, aliados a uma reflexão sobre a passagem do tempo, para a esfera da construção de formas. Suas esculturas incorporam objetos banais, como folhas de ponto, garrafas e caveiras, símbolo clássico da natureza-morta, em estruturas estáticas que pulsam com um movimento latente. Expôs individualmente no Centro Cultural São Paulo (2009), onde ganhou o prêmio aquisição, participou de diversas exposições coletivas como Instável, com curadoria de Douglas Freitas no Paço das Artes (2012), Nova Escultura Brasileira, na CaixaCultural do Rio de Janeiro (2011), QuaseFigura, na Galeria Marilia Razuk (2011), Programa de Exposições no MARP, Museu de Arte de Ribeirão Preto (2009), entre outros.