MILENA BONILLA: AN ENDLESS PRESENT
Abertura:
11 de dezembro, às 19h
Horário de funcionamento:
segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h/ sábado das 11h às 15h
Sob mesmo titulo da exposição, esta série de gravuras retrata capas de livros científicos, referentes a pesquisas na área de biotecnologia,psiquiatria, geologia, genética, entre outras. Ao mesmo tempo em que são um indício de aquisição de conhecimento, tornam-se ambíguas pois são fictícias e indisponíveis no mercado.
Os resumos que introduzem essas pesquisas são, em sua maioria,escritos pela artista e só alguns foram extraídos de estudos ou livros científicos.Neste trabalho a artista discute a imagem da Ciência como uma máquina que simboliza fatos reais e atuais, ao mesmo tempo que refletem sobre as crenças ideológicas que esta “máquina” talvez possa produzir, e do papel que desempenha o tempo como o seu próprio rival.
A exploração dos livros através da exposição leva a idéia de ciência,passando então para o campo da ficção científica e entre esses dois conteúdos,surge o discurso.
A vídeo-instalação “ketches for a Garden / Dreaming About Progress” é formada por um grupo de plantas nativas distribuídas no espaço da galeria. O vídeo, retirado da BBC, mostra de forma acelerada o crescimento de plantas na floresta tropical da Amazônia num ritmo irreal,impossível de se ver a olho nu. Numa espécie de dança paradisíaca, estas plantas mostram um encantamento inexistente nas plantas reais. Estamos aqui diante de um produto da ciência+ tecnologia + entretenimento.
MILENA BONILLA
nascida em Bogotá (1975) mas vive e trabalha em Amsterdam, Holanda. Dentre assuas principais exposições recentes destacam-se An Endless Present, individual, Mor Charpentier, Paris, em 2013; Monologue of a Dizzy Beast, individual,Frieze, Londres, em 2012; The Idea of Latin America, Centro Andaluz de Arte Contemporânea, Sevilla,em 2012; Untitled, 12th, Istanbul Biennial, em 2011; Screaming from the Mountain, SKMU Sørlandets Kunstmuseum, Kristiansand NO, em 2011; Rijksakademie Open, Amsterdam, de 2009 à 2010; Morality Act VI, Remenber Humanity, Witte de With, Rotterdam, em 2010; 10ª Havana Biennial, em 2009 e a 3ª Bucharest Biennial, Bucareste, em 2008.