GERMANA MONTE-MÓR: DA CABRA
Abertura:
19 de fevereiro das 19h às 23h.
Horário de funcionamento:
Seg- Sex, das 10h30 as 19h. Sábado das 11h as 15h
A partir de 20 de fevereiro, a galeria Marilia Razuk apresenta um conjunto inédito de obras da artista carioca Germana Monte-Mór, radicada em São Paulo, intitulado “Da cabra”. Sob a curadoria de Tiago Mesquita, a mostra ocupa as duas salas da galeria, expondo trabalhos inéditos da produção mais recente de Germana.
A sala maior da galeria expõe um conjunto de sete trabalhos em grande formato, feitos em asfalto sobre tela, sendo cinco telas de 150 x 150 cm e duas de 150 x 200 cm. Na segunda sala, são apresentados seis trabalhos em parafina e asfalto sobre papel, em dimensões menores (70 x 56 cm), além de seis trabalhos de chumbo e asfalto sobre tela. Germana apresenta ainda dois objetos tridimensionais, objetos “bancos”, criados em madeira e parafina.
O conjunto de desenhos e esculturas escolhidos para esta mostra dá continuidade à pesquisa desenvolvida pela artista. Para Germana, os materiais escolhidos para a execução de uma obra, mais que meios para expressão de desenhos ou objetos, eles integram a própria concepção da obra.
O título da exposição, “Da cabra”, faz referência a versos do poema “Poema(s) da Cabra”, deJoão Cabral de Melo Neto, que dialogam com os desenhos propostos pela artista.
O negro é o duro que há no fundo
da cabra. De seu natural.
Tal no fundo da terra há pedra,
no fundo da pedra, metal.
O negro é o duro que há no fundo
da natureza sem orvalho
que é a da cabra, esse animal
sem folhas, só raiz e talo,
que é a da cabra, esse animal
de alma-caroço, de alma córnea,
sem moelas, úmidos, lábios,
pão sem miolo, apenas côdea.
A mostra fica aberta ao público a partir de 20 de fevereiro até 16 de março de 2013.
Germana Monte-Mór (Rio de Janeiro, RJ 1958).Desenhista, gravadora, pintora, escultora e fotógrafa. Estudou ciências sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e gravura na Escolinha de Arte do Brasil. Mudou-se para São Paulo em 1983. Cursou artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado - Faap, entre 1985 e 1989, e concluiu, em 2002, o mestrado em poéticas visuais pela Escola de Comunicações e Artes daUniversidade de São Paulo - ECA/USP, com a dissertação Lugares do Desenho, com orientação de Marco Giannotti (1966). Em 1989, recebeu a bolsa Ateliê II da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo; o prêmio aquisição no 1ºPrêmio Canson, do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM, em 1989, e naBienal Nacional de Santos, São Paulo, em 1993. Em 2004, recebeu a Bolsa Vitae de Artes, da Fundação Vitae. A pesquisa de novos materiais é uma das principais características do trabalho da artista.
Teve suas obras expostas em diversas mostras públicas,entre elas 5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS, 2005; Pinacoteca do Estado,São Paulo, SP, 2005; Projeto Amigos da Gravura, Chácara do Céu, Rio de Janeiro,RJ, 2004/05; Paço Imperial , Rio de Janeiro, RJ, 2002/03; Centro UniversitárioMaria Antonia, São Paulo, SP; Capela do Morumbi, São Paulo,SP, 2000; Artistaconvidada, Centro Cultural São Paulo, SP, 1995 e Artista convidada, Itaú Galeria,São Paulo.SP, 1994.