WAGNER MALTA TAVARES: ESQUECIMENTO

19 Março - 14 Abril 2012
Apresentação

Abertura:

17 de março de 2012

A Galeria Marilia Razuk apresenta a exposição Esquecimento,do artista paulista Wagner Malta Tavares. Serão aproximadamente 20 obras,dentre elas monotipias, escultura e fotografias inéditas.

 

Wagner Malta Tavares, artista multimídia, faz uso do vídeo, escultura,fotografia, desenho, colagem, performance e instalação para dar vazão a sua poética que consiste, em linhas gerais, tornar visível aspectos fundamentais que permeiam as relações entre as pessoas e, entre as pessoas e as coisas do mundo; trazer à experiência sensível aquilo que está latente.

 

O esquecimento além de dado psicológico. O esquecimento como mecanismo de proteção, de exclusão e de separação diante do mundo dos que vivem. A névoa como figura do oblívio, lugar dos segredos e da margem da revelação. 

 

Esquecimento, a foto que intitula a exposição, trás uma paisagem que se deixa ver na luz que, mais do que mostrar, impede a visão.

 

Dentre os trabalhos que estão na exposição a escultura 3 Graças chama para si a atenção maior: uma peça com escala humana composta de três compressores de ar e umidificadores que  aspergem vapor pela galeria pontuam as três cabeças das já tão representadas filhas de Zeus.

 

Há, também, uma grande série de monotipias intituladas Bermudas que mostram navios e submarinos quase desaparecendo ou quase se fazendo visíveis. A escultura intitulada A China cresce, aEuropa empobrece, o Brasil aparece e as placas tectônicas movem-se silenciosa e implacavelmente, é um contraponto à toda essa quase invisibilidade em sua forma horizontal e sua presentificação indubitável fundida em bronze.

 

WAGNER MALTA TAVARES 

Nasceu em São Paulo, 1964, onde vive e trabalha.

 

WMT, forma que o artista assina seus trabalhos, textos e mensagens, começa suas atividades como artista em 1999.Desde então sua produção passou da performance para a escultura e hoje lança mão de vídeo, fotografia, desenho e o que mais for preciso para falar do sedimento sobre o qual firmamos nossas vidas.  Ao logo desse tempo participou de importantes exposições como Panorama da Arte Brasileira 2011, Paralela 2010, A Contemplação do Mundo, 17o. Videobrasil, Convivências, Fundação Iberê Camargo,Emerald City, Rider Project – Chicago/NY, além de individuais como Herói no Instituto Tomie Ohtake em 2010e no MAC Niterói, entre outras.
Vistas
Obras